Rapidamente se identifica na imagem as três fases evolutivas do m-learning: i) o dispositivo; ii) aprendizagem fora da sala de aula e iii) mobilidade do aprendente.
As tecnologias móveis sofrem sucessivas transformações e adaptações, permitindo novas formas de interação social e diminuição das barreiras espaciais. Vários estudos tem sido realizados, acerca de como são utilizadas as novas tecnologias e como podem ser usadas como ferramentas de aprendizagem. São vários os dispositivos encontrados no mercado (PDAs, tablets, telemóveis, PC`s…) que podem ser usados no campo educativo para ensino e formação. A aprendizagem fora da sala de aula, deixando de haver limitações do local onde ocorre a aprendizagem dadas as caraterísticas de portabilidade e mobilidade dos dispositivos móveis, sendo uma das qualidades a ubiquidade. Por último, e perante a rápida mutação do mercado destaca-se a mobilidade do aluno, proporcionando novas formas de aprendizagem e a aprendizagem ao longo da vida.
Os áudios apresentados complementaram as ideias iniciais, mostrando-se fundamentais na consolidação do conhecimento. São apresentados de forma clara e de fácil compreensão, sendo um excelente complemento à utilização dos dispositivos móveis, traduzindo-se numa vantagem do m-learning, para além de se revelar numa possível forma de solucionar o “desconforto” da escrita/leitura em equipamentos de tamanho reduzido.
As fases apresentadas revelam-se complementares, uma vez que sem tecnologia móvel estava comprometida a conceção de novas possibilidades de aprendizagem.
As tecnologias móveis sofrem sucessivas transformações e adaptações, permitindo novas formas de interação social e diminuição das barreiras espaciais. Vários estudos tem sido realizados, acerca de como são utilizadas as novas tecnologias e como podem ser usadas como ferramentas de aprendizagem. São vários os dispositivos encontrados no mercado (PDAs, tablets, telemóveis, PC`s…) que podem ser usados no campo educativo para ensino e formação. A aprendizagem fora da sala de aula, deixando de haver limitações do local onde ocorre a aprendizagem dadas as caraterísticas de portabilidade e mobilidade dos dispositivos móveis, sendo uma das qualidades a ubiquidade. Por último, e perante a rápida mutação do mercado destaca-se a mobilidade do aluno, proporcionando novas formas de aprendizagem e a aprendizagem ao longo da vida.
Os áudios apresentados complementaram as ideias iniciais, mostrando-se fundamentais na consolidação do conhecimento. São apresentados de forma clara e de fácil compreensão, sendo um excelente complemento à utilização dos dispositivos móveis, traduzindo-se numa vantagem do m-learning, para além de se revelar numa possível forma de solucionar o “desconforto” da escrita/leitura em equipamentos de tamanho reduzido.
As fases apresentadas revelam-se complementares, uma vez que sem tecnologia móvel estava comprometida a conceção de novas possibilidades de aprendizagem.
Imagem retirada de: http://mlemoodle.ensinoinf.net/blocks/mle/browser.php?xml=i0,c8,c9-6,s3-6-5,r0-111
Sem comentários:
Enviar um comentário