Na construção do meu PLE utilizei a ferramenta online cacoo, e dividi o meu Personal Learning Environments em duas grandes áreas: pesquisa/recolha de informação e partilha/processamento de informação. O primeiro circulo diz respeito à pesquisa e recolha da informação, enquanto que a partilha/processamento da informação está ilustrado no segundo circulo.
A pesquisa/recolha de informação poderá ocorrer com um objetivo especifico ou não. Caso não exista nenhum objetivo específico adiciono informações úteis e relevantes, obtidas nas mais diversas fontes: blogs, twitter, youtube, google, scoop.it em duas ferramentas chaves de informação no boockmarkrs diigo e de.licio.us ou nos meus favoritos. Estas duas ferramentas online permitem adicionar e pesquisar bookmarks sobre diversos assuntos traduzindo-se bastante úteis para a organização de informação recolhida, ao mesmo tempo, torna-se acessível a outras pessoas para fins colaborativos (partilha e processamento de informação).
Caso o objetivo de pesquisa seja mais específico utilizo o google, youTube, del.icio.us e diigo. Partilha e processamento de informação, a segunda área mencionada no PLE, depende do tipo de informação recolhida e o fim a que se destina. Escrita colaborativa escolho uma das seguintes opções: wikispaces, googledocs, sophia, e pbworks; se o objetivo são apresentações opto entre: issuu, prezi. O scribd e o slideshare, utilizo na partilha de ficheiros doc ou PDF, optando pelo dropbox se a dimensão do ficheiro for extensa. As redes sociais são outra forma de partilhar informação usando para o efeito: o twitter, facebook e o linkdin.
Importa ainda referir que não dispenso o Gmail e o Lotus notes, ao qual acedo diariamente de modo a realizar uma triagem de mensagens de carater urgente, importante ou não urgente. O moodle, tornou-se na minha vida outra prioridade de consulta, participação nos fóruns e recolha de informação importante para um objetivo específico.
Olá Carla,
ResponderEliminarmuito boa a organização do seu PLE. Definires áreas para classificação das ferramentas (pesquisa/recolha de informação e partilha/processamento de informação) foi, na minha opinião, uma excelente estratégia para tornar o seu PLE além de organizado, bastante esclarecedor quanto a função que pretendes demonstrar.
Parabéns!
Está muito bom, Carla. Muito sintético e, ao mesmo tempo, pessoal (refiro-me à descrição, claro). Tenho que aprender esta técnica simples, mas efectiva, do Cacoo! Passo "as do Algarve" com considerações estéticas para as quais não tenho jeito nenhum e esqueço-me sempre da regra que a minha filha me deu: "em caso de dúvida, faz simples". Círculos concêntricos vai passar a ser um dos meus "designs" favoritos de futuro, mas saberei deixar lá a menção da musa inspiradora, ;-).
ResponderEliminarOlá Carla
ResponderEliminarGostei bastante do teu PLE, preciso e conciso, tal como o Manolo fiquei fã dos círculos. creio que seleccionar antecipadamente as áreas de intervenção ajuda imenso a complementar e a organizar o trabalho, e tu fazes isso muito bem no teu PLE.