terça-feira, 8 de novembro de 2011

PLE - Personal Learning Environments

Personal Learning Environments - PLE (Ambientes de Aprendizagem Pessoal) convergem do impacto social e cultural da Web 2.0 e os seus efeitos na aprendizagem, onde surge o conceito de e-Learning 2.0. São vários os princípios que caraterizam a Web 2.0 e, em especial o e-Learning: maior poder e autonomia no utilizador/alunos, partilha de conteúdos, crescimento colaborativo, a valorização da aprendizagem informal ao longo da vida, assestando a base do processo de aprendizagem no aluno/utilizador. PLE`s são processos que facilitam os alunos a controlar e gerir a sua aprendizagem. O conceito de PLE representa uma aprendizagem centrada nos alunos podendo ser composto por um ou mais subsistemas: aplicação para computador ou um ou mais serviços baseados na Web, integrando abordagens de aprendizagem formal e informal numa única experiência


My PLE – Personal Learning Environments


Na construção do meu PLE utilizei a ferramenta online cacoo, e dividi o meu Personal Learning Environments em duas grandes áreas: pesquisa/recolha de informação e partilha/processamento de informação. O primeiro circulo diz respeito à pesquisa e recolha da informação, enquanto que a partilha/processamento da informação está ilustrado no segundo circulo.


A pesquisa/recolha de informação poderá ocorrer com um objetivo especifico ou não. Caso não exista nenhum objetivo específico adiciono informações úteis e relevantes, obtidas nas mais diversas fontes: blogs, twitter, youtube, google, scoop.it em duas ferramentas chaves de informação no boockmarkrs diigo e de.licio.us ou nos meus favoritos. Estas duas ferramentas online permitem adicionar e pesquisar bookmarks sobre diversos assuntos traduzindo-se bastante úteis para a organização de informação recolhida, ao mesmo tempo, torna-se acessível a outras pessoas para fins colaborativos (partilha e processamento de informação).
Caso o objetivo de pesquisa seja mais específico utilizo o google, youTube, del.icio.us e diigo. Partilha e processamento de informação, a segunda área mencionada no PLE, depende do tipo de informação recolhida e o fim a que se destina. Escrita colaborativa escolho uma das seguintes opções: wikispaces, googledocs, sophia, e pbworks; se o objetivo são apresentações opto entre: issuu, prezi. O scribd e o slideshare, utilizo na partilha de ficheiros doc ou PDF, optando pelo dropbox se a dimensão do ficheiro for extensa. As redes sociais são outra forma de partilhar informação usando para o efeito: o twitter, facebook e o linkdin.
Importa ainda referir que não dispenso o Gmail e o Lotus notes, ao qual acedo diariamente de modo a realizar uma triagem de mensagens de carater urgente, importante ou não urgente. O moodle, tornou-se na minha vida outra prioridade de consulta, participação nos fóruns e recolha de informação importante para um objetivo específico.

3 comentários:

  1. Olá Carla,
    muito boa a organização do seu PLE. Definires áreas para classificação das ferramentas (pesquisa/recolha de informação e partilha/processamento de informação) foi, na minha opinião, uma excelente estratégia para tornar o seu PLE além de organizado, bastante esclarecedor quanto a função que pretendes demonstrar.
    Parabéns!

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  2. Está muito bom, Carla. Muito sintético e, ao mesmo tempo, pessoal (refiro-me à descrição, claro). Tenho que aprender esta técnica simples, mas efectiva, do Cacoo! Passo "as do Algarve" com considerações estéticas para as quais não tenho jeito nenhum e esqueço-me sempre da regra que a minha filha me deu: "em caso de dúvida, faz simples". Círculos concêntricos vai passar a ser um dos meus "designs" favoritos de futuro, mas saberei deixar lá a menção da musa inspiradora, ;-).

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  3. Olá Carla

    Gostei bastante do teu PLE, preciso e conciso, tal como o Manolo fiquei fã dos círculos. creio que seleccionar antecipadamente as áreas de intervenção ajuda imenso a complementar e a organizar o trabalho, e tu fazes isso muito bem no teu PLE.

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